O GUIA DO

Como preparar meu filho para o nascimento do irmão?

In Psicologia on agosto 16, 2014 at 1:12 pm

RODRIGO responde: Essa é uma das perguntas preferidas pelos especialistas em maternidade paternidade, entre outras razões, por permitir as respostas mais genéricas. Uma das principais dicas por aí é ser carinhoso e atencioso com o primogênito – mas talvez, só talvez, seja uma boa ideia ser carinhoso e atencioso com ele mesmo sem estar esperando outro bebê.

A grande verdade, porém, é que seu filho, como toda criança, é interesseiro. Por isso, a melhor forma de fazê-lo aceitar, e até ficar feliz, com o nascimento e a presença do irmão é mostrar as vantagens que isso trará ao seu dia-a-dia.

Explique, por exemplo, que os pais não serão mais maioria dentro de casa. Agora, nas deliberações, eles terão garantido no mínimo um empate – deixe para depois lembrar que a vida doméstica não é uma democracia.

Outra vantagem que deve ser explicitada é que, por mais que os pais sejam econômicos conscientes, a chegada de outro bebê significará novos livros e brinquedos – dos quais o mais velho poderá se apossar por ser maior e mais forte.

Mas o grande benefício, que certamente convencerá o primogênito, é a presença de um bode expiatório. Afinal, que falta não faz um irmão mais novo (e que não sabe falar), na hora que a correria dentro de casa acaba num vaso Ming estilhaçado?

Claro, se quiser, você também pode mencionar besteirinhas, como amor, amizade e companheirismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: